domingo, 1 de março de 2009

Transigi

Viajei, transcendi
Paisagens diversas - eu vi.

Em cada localidade,
Uma parte de mim...
Desta saudade...
Um não, um sim.

Adeus, promessas!
Deixei-as de lado
Me puxavam ao vão
E foi de bom grado
Que delas larguei mão...

Is there anybody out there?

A solidão vem e vai
Sou quiçá o corpo que cai
Numa praia deserta
Co'a mente aberta

Posso não ser o maior dos descobridores
Posso não conhecer minhas dores
Minha alma
Posso não ter descoberto a calma

Mas uma coisa eu digo:
Fiz em vida um amigo:
O momento só -
De refletir, sozinho,
Por que caminho rumar...?

Que destino escolher...?
Em que vaso crescer...?
Optei por um bosque amplo,
Com visão pro horizonte

Belo e límpido, como o rosto dela.
Sei bem, querida, vossos pensamentos não mais estão em mim...
E que os meus já não condizem aos teus.

Já passou a ilusão de que ficaríamos juntos
Porém pensar a noite nela, é o apagar d'uma vela
Sei que já não monto o cavalo, e que este vai sem a sela

Ele está livre, oras!
Liberto para conquistar novos ares
E eu, novos mares!

Singrarei por todos eles com o pensamento cá,
E ela,
Com os dela acolá...

Não há como negar...
O fim daquilo foi o começo disto...
E a ela tenho tudo a agradecer

Por ter fechado a pequena e sombreada janela
E aberto uma porta dupla e espaçosa o suficiente
Par'eu olhar através, de viés, e ver no mundo
Outra formas...

E pensar que não nos falamos novamente...
Mas o que teríamos para dizer um ao outro?

Ambos vivem hoje vidas distintas
Passado meio ano
E nada do que cri, então, foi verdade
Não fiquei insano,
Já é ida a saudade!

Aprendi contigo, sarça ardente!
Fiquei momentaneamente cego com a luminosidade da visão
Mas ouvi atento à voz que me chamava:

"Sê ti mesmo, hombre!
Vislumbra o íris que incandesce o céu:
Lembrar-te-ás do que viveste comigo,
Sem padecer de nostalgia"

"Como às águas, nossos tempos vividos
Parecer-te-ão ficção, talvez magia.
Assim verás melhor:
Cada novo raiar,
Um novo dia..."

"Pois ao teu lado tens um amigo,
Tens teu irmão.
Escolheste viver momentos ao meu lado
Para se aperceber que não há separação..."

Aye, aye...
I was blind...
Now I see why.

I felt you in the flesh
We're no more enmesh'd
For all our best...
Bygone triangle mesh!

Once upon a time... our reality.

Was it an illusion?
Well... I learn'd from it!
Without having to wait for the worms...

I live: I g-i-v-e.

Nenhum comentário: