segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Redação do ENEM 2008

(Prova 4 - Rosa, proposta nº3: "suponha que, para manter essa "máquina de chuva"(floresta amazônica) funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir: .... 3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que provmoverem desmatamentos não-autorizados.")

A fiscalização deficitária da colossal floresta amazônica é, senão a principal, uma dentre as principais razões porque o desmate segue virtualmente indetectado.

Aponta-se, portanto, a premente necessidade de, lado a lado a uma fiscalização extensiva* e coordenada sob os auspícios do que há de mais moderno em padrões de tecnologia, implantar uma rigorosa aplicação de multas aos que insistam em desmatar a floresta outrora erroneamente concebida como o pulmão do planeta Terra.

Necessitar-se-ia, por conseguinte, de massiva veiculação, pelos meios midiáticos e, sobretudo, pelo âmbito televisivo, da firme e irrevogável medida para a salvaguarda deste patrimônio nacional e, em maior escala, global, até então aparentemente ignorado.

Cabe finalizar ressaltando as inumeráveis dificuldades e todos os obstáculos prestes a serem transpostos, seja no campo jurídico, ou no de policiamento. É chegado o momento em que o embate travado beirará o patriótico ou, sob outro ponto de vista nada antagônico, o verdadeiramente revolucionário.

*o termo correto, que me esqueceu na hora H era não extensiva, mas OSTENSIVA...

2 comentários:

Marian disse...

Eu escolhi a mesma proposta...

Fernando disse...

Bem, se eu fosse o professor-corretor daria - no máximo - 5 pra redação que escrevi.

Não segui rigor científico qualquer, faltou objetividade em alguns pontos, enfim, um texto tendenciosamente literário...