quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Drugstore Cowboy (1989)


É uma película que trata sobre o abuso de drogas farmacêuticas para fins psicodélicos. Mais do que isso, concerne a turbulenta rotina de quatro jovens que assaltam de drogarias a hispitais, com o propósito de obter as tão desejadas substâncias que os levam a delírios extáticos diários.

Deixando de lado juízos morais quanto ao dia-a-dia desses dois casais que protagonizam as cenas, o filme nos leva a concluir que as experiências transcendentes que eles buscam ao usá-las incitam à repetição de novas e mais doses para mantê-los nesses estados escapistas e prazerosos da mente. Não custa dizer que a tão almejada fuga da realidade que eles alcançam com esses medicamentos psicotrópicos os levam, naturalmente, a roubar mais e mais farmácias e nosocômios, expondo-os a riscos cada vez maiores de serem flagrados e presos em suas incursões ilícitas.

Incorrendo em um cotidiano marcado pela adrenalina, eles vivem seu próprio mundinho - completamente delimitado pela utilização de drogas psicoativas. Um ponto diferencial do vício desse quarteto juvenil é o fato de que eles procuram atingir seus estados alucinógenos não por meio da mescalina, maconha, heroína e toda a trupe de drogas que as acompanham, mas especificamente por mio do uso de drogas designadas a fins farmacêuticos.

É claro que seus roubos não passam despercebidos, e logo a polícia se põe em sua cola, esperando pegá-los com a mão na massa. A tragédia, também, não mede distâncias. Confrontando a recente morte de uma das integrantes, Bob, justamente o que aparentava ser o mais dependente dentre todos os demais, encontra uma saída inusitada à armadilha em que se metera: afasta-se a tempo dos membros remanescentes do grupo, que não queriam abrir mão do êxtase fácil, e retorna, não sem dificuldades, ao modo de vida tido como "normal", e, conseqüentemente, o mais bem aceito pelas normas sociais.

Curioso apontar para a questão das tentações por que Bob passa: em pleno processo de reabilitação, recebe a inesperada visita de sua ex-namorada, que traz consigo um "presentinho" - o que continhas, tu podes bem o adivinhar. Apercebendo-se, no entanto, que a vida que voltara a levar, estando empregado, domiciliado e em condição econômica estável, não era tão dura quanto imaginara em seus "tempos aéreos", Bob mostra-se mais forte, e firmemente decidido a levar a cabo seu objetivo de reverter o curso de sua vida.

Para mim, a parte mais revelante do filme se demonstra nas reflexões depreensíveis: se vale de fato a pena e se é possível um recomeço a partir da desintoxicação voluntária, e se os esforços pessoais para tal fim podem superar as tentações originadas no antigo vício.

Sob esse aspecto, pude apreender um otimismo incipiente no filme, ao menos no que tange aos resultados angariados pela admirável força de vontade de Bob. Pois mesmo sob pressão, ele pôde suportar as agruras provenientes dessa brusca tentativa de mudança.

Assim, o filme mostra que mudar(-se) não é fácil, mas é, todavia, possível.

From the fire, comes light...
What was darkness, becomes bright.
Now behold you, such a marvelous sight:
Gazing deep, into the unveiled eyes of the night...

Nenhum comentário: