sábado, 17 de maio de 2008

Violência policial


Fiquei puto com a foto acima, tirada em 10 de dezembro de 2006 pelo fotógrafo Eduardo Maia, do Diário de Natal. A foto tem o título “PMs reagem com força à ação de bandidos” e foi a ganhadora do 29º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, realizado em fins de 2007. Será que sou o único que fica indignado com esssa violência policial indiscriminada? Por que não é possível prender o infrator sem sujeitá-lo a mais humilhações, além das usuais?

Não, não os considero vítimas, mas será que não é possível levar a cabo o serviço sem se utilizar de brutalidade excessiva, prendendo o sujeito e dando fim ao problema? Eu tenho a leve impressão de que o dever já está perfeitamente cumprido quando se prende quem se busca prender, e não vejo como necessário bater, surrar, brutalizar, enfim - humilhar o sujeito que já está algemado. A polícia é necessária? Com certeza. A brutalidade policial após o indivíduo já estar algemado é necessária? Não. E acho que isso é um ponto final. Se é que o que eu acho tenha alguma valia para quem lê o que escrevo. Ponto final.

Ah, e sobre ditadura e Vladimir Herzog, explicados didaticamente, eis um "artigo camilesco". Dos melhores, cabe dizer.

5 comentários:

Ju [Rumy] disse...

Alguns policiais acham que são os donos do mundo só porque tem algemas e armas.
Eles são os caras que a gente cresce pensando: eles combatem o crime e nos deixam seguros.

Acho que não são mais né...=P

Fernando disse...

É. Dificilmente admiraria um policial depois de ver tal foto. Mesmo que tenha sido só um que bateu no ladrão - se é que foi -, o que os outros estão fazendo parados, observando? Tem um policial - tente ver, na foto - que está esboçando um sorriso. É na parte direita da foto.

Sorrir com o sofrimento alheio não é nem nunca foi humano...

Ju [Rumy] disse...

É...ele parece estar rindo. Eles não são humanos. Deveriam ser os mais humanos da Terra, no entanto...=P

Lucas Pascholatti Carapiá disse...

O próprio destino que eles terão após as algemas e apreenção já é uma violência.

Alguns ficam cinco anos em reclusão por roubar qualquer coisa material por aí...

Seria isto o certo também?

A sociedade é totalmente errada de acordo com isto!

Ela esquece dos motivos que fazem pessoas roubarem. O motivo da marginalidade, ou seja, de estar às margens.

O sistema penitenciário reclusívo, tem de ser revisto urgentemente, leis penais... De como agir perante a isto tudo.

Para mim, a prisão num deveria ser nada mais do que a federal é para nós.

Camila disse...

Nossa com certeza horrorizante tudo isso.
Uma vez um professor do meu cursinho disse estava andando ali na região do centro cultural, saca? aí havia uns policias que colocavam o pé pro mendingo cair e se machucar e depois ficavam rindo, e o meu professor não pensou duas vezes foi lá e falou uma pá pros policiais... e adiantou alguma coisa ? NADA !
é simplesmente horrivél tudo isso !
e ainda falam qua policial combate o mal, hahaha ... nos que temos que combate-lós de cometer "crimes morais" como esses !

aaah e eu vi no final do seu post vc referindo-se ao meu post sobre a ditadura, brigada ^^, e vc não sabe eu fiz a audácia de apagar aquele post (sem querer) mas ainda bem q eu salvei no pc, graças. Agora, postei dinovo lá, mas perdi os comentários =(

em breve ...